Mundo

Assembleia Geral da ONU tem novo presidente

O eleito foi o diplomata de Antígua e Barbuda, John Ashe, embaixador de seu país nas Nações Unidas


	Organização das Nações Unidas (ONU): a Assembleia Geral das Nações Unidas é o órgão mais representativo do sistema internacional pois incluiu todos seus países-membros, embora suas resoluções não sejam vinculativas.
 (REUTERS/ Joshua Lott)

Organização das Nações Unidas (ONU): a Assembleia Geral das Nações Unidas é o órgão mais representativo do sistema internacional pois incluiu todos seus países-membros, embora suas resoluções não sejam vinculativas. (REUTERS/ Joshua Lott)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2013 às 15h24.

Nações Unidas - O diplomata de Antígua e Barbuda, John Ashe, embaixador de seu país nas Nações Unidas, foi eleito nesta sexta-feira novo presidente da Assembleia Geral da ONU e substituirá o sérvio Vuk Jeremic a partir de setembro.

O embaixador antiguano foi eleito por aclamação em uma sessão da Assembleia Geral da ONU presidida pelo atual presidente do órgão e que teve participação do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

"Parabenizo o embaixador Ashe por sua escolha como novo presidente da Assembleia Geral e espero trabalhar com ele para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e na agenda de desenvolvimento após 2015", disse Ban.

A presidência da Assembleia Geral tem um mandato de um ano e é rotativa entre os diferentes grupos regionais do mundo. Em 2013, o cargo estava programado para ficar com o grupo da América Latina e do Caribe (Grulac).

O embaixador antiguano, de 58 anos, conseguiu no final de 2011 o apoio unânime do Grulac para ser o candidato para o cargo. Após a confirmação de hoje, Ashe começará em setembro a presidir o 68º período de sessões da Assembleia Geral.

Por ser um candidato de consenso não foi necessário uma votação, ao contrário do que ocorreu ano passado, quando o ex-ministro das Relações Exteriores sérvio venceu o embaixador da Lituânia na ONU, Dalius Cekuolis.

A Assembleia Geral das Nações Unidas é o órgão mais representativo do sistema internacional pois incluiu todos seus países-membros, embora suas resoluções não sejam vinculativas. 

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUONU

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto