Mundo

Diplomata na China renuncia por política climática de Trump

David Rank, encarregado de negócios da embaixada, com 27 anos de carreira diplomática, havia sido enviado a Pequim em janeiro do ano passado

China: "Rank tomou uma decisão pessoal. Apreciamos seus anos de serviço dedicado ao apartamento de Estado" (Jewel Samad/AFP)

China: "Rank tomou uma decisão pessoal. Apreciamos seus anos de serviço dedicado ao apartamento de Estado" (Jewel Samad/AFP)

A

AFP

Publicado em 5 de junho de 2017 às 19h03.

Última atualização em 5 de junho de 2017 às 21h16.

O diplomata de carreira de mais alto nível na embaixada americana na China renunciou ao cargo, informou à AFP nesta segunda-feira uma fonte do departamento de Estado, em meio a versões sobre discrepâncias na política ambiental do presidente Donald Trump.

David Rank, encarregado de negócios da embaixada, com 27 anos de carreira diplomática, havia sido enviado a Pequim em janeiro do ano passado.

"Rank tomou uma decisão pessoal. Apreciamos seus anos de serviço dedicado ao apartamento de Estado", disse à AFP uma alta funcionária que pediu para manter o anonimato.

"Informamos ao ministério das Relações Exteriores hoje que Jonathan Fritz assumirá como encarregado de negócios" até a chegada do novo embaixador, acrescentou.

Informações sobre a renúncia de Rank foram publicadas no Twitter pelo jornalista veterano na China, John Pomfret, editor do site web SupChina e antes do Washington Post.

Segundo Pomfret, Rank renunciou porque "não pode apoiar Trump sobre o clima" e estava decepcionado pela decisão presidencial de sair do acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos