Mundo

Dinamarca vai ter 100% de energia renovável até 2050

Acordo tem como objetivo cortar emissões de gases de efeito estufa em 34% até 2020

Para alcançar as metas de produção em energia renovável, o país vai investir em parques eólicos, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações (Orlando Sierra/AFP)

Para alcançar as metas de produção em energia renovável, o país vai investir em parques eólicos, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações (Orlando Sierra/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2012 às 16h23.

São Paulo - A Dinamarca intensificou sua meta para que toda a energia produzida pela nação seja 100% renovável até 2050. Para isso, até 2020, 35% da produção já será limpa.

O anúncio foi feito por Martin Lidegaard, ministra para Energia, Clima e Construção. Ela informou o objetivo do país em ficar independente de combustíveis fósseis, como o petróleo, e de gás. Dessa forma, o país voltaria a ser líder mundial na transição para a energia renovável.

Portanto, o acordo tem como objetivo fazer a Dinamarca cortar suas emissões de gases de efeito estufa em 34% até 2020 em comparação aos níveis de 1990, além de diminuir o consumo de energia por mais de 12% em relação a 2006.

Lidegaard também falou que para alcançar as metas de produção em energia renovável, o país vai investir em parques eólicos, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações. Eles serão responsáveis por 50% da produção. Já para as indústrias, a soluções serão baseadas em sistemas de aquecimento e transporte.

As mudanças no sistema do país vão oferecer mais segurança à população. Lidegaard também justificou que com 100% de energia renovável, o país reduz sua dependência sobre os preços abusivos do petróleo e do carvão.

Acompanhe tudo sobre:DinamarcaEnergiaEnergia eólicaEnergia solarEuropaInfraestruturaPaíses ricosSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU