Mundo

Diminui otimismo de empresários dos EUA, diz pesquisa

Dois terços dos entrevistados esperam uma inflação de 0,5% a 0 9% em 2011 e uma proporção similar acredita que o desemprego ficará entre 9,1% e 9,5% até o próximo mês de junho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h01.

São Paulo - O ambiente empresarial global está mais arriscado e passível de mais eventos imprevisíveis, segundo uma pesquisa do The Business Council com altos executivos dos EUA publicada hoje. A pesquisa mostra que o otimismo em relação à recuperação econômica global diminuiu e cobra medidas para lidar com desafios econômicos, financeiros e ambientais, embora os líderes empresariais não apoiem a adoção de novas medidas de estímulo.

"Uma maioria esmagadora acredita que o potencial de perdas econômicas devastadoras ou de danos à reputação está no maior nível da história", disse Jamie Dimon, chairman e executivo-chefe do JPMorgan Chase, na mensagem introdutória da pesquisa.

O documento mostrou que o setor corporativo norte-americano ficaria "pouco entusiasmado" com eventuais iniciativas de estímulo econômico e defende como prioridade a redução nos déficits dos EUA. Além disso, pouco mais da metade dos entrevistados acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá de 2,1% a 3% em 2011, enquanto 46% esperam uma expansão mais tímida.

Dois terços dos entrevistados esperam uma inflação de 0,5% a 0 9% em 2011 e uma proporção similar acredita que o desemprego ficará entre 9,1% e 9,5% até o próximo mês de junho. Os empresários, no entanto, ficaram mais divididos em relação às taxas de juros do país. Aproximadamente três quartos veem a meta da taxa dos Fed Funds em 0,5% ou menos até a metade do ano que vem, enquanto 24% preveem juros mais altos. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre empresas

Acompanhe as notícias de economia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEstados Unidos (EUA)InflaçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Postura moderada do México com Trump é testada por nova ameaça tarifária

Tarifas dos EUA levantam dúvidas sobre futuro industrial do Vietnã

União Europeia busca alianças para enfrentar novas tarifas de Trump

Terremoto de magnitude 6,7 atinge região leste da Indonésia nesta segunda-feira