Mundo

Dilma se reunirá com presidente de Portugal

Este é a segunda viagem de Dilma a Portugal depois de 2011, quando a visita teve que ser interrompida por causa da morte do ex-vice-presidente José Alencar


	Aníbal Cavaco Silva, presidente português: nas reuniões da presidente com Cavaco Silva e Passos Coelho espera-se que sejam discutidas as relações bilaterais entre os países.
 (Alfredo Rocha/Getty Images)

Aníbal Cavaco Silva, presidente português: nas reuniões da presidente com Cavaco Silva e Passos Coelho espera-se que sejam discutidas as relações bilaterais entre os países. (Alfredo Rocha/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2013 às 14h22.

Lisboa - A presidente Dilma Rousseff se reunirá na segunda-feira durante sua breve visita a Lisboa com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Dilma, cuja viagem coincidirá com a comemoração do Dia da Língua Portuguesa e com o encerramento do ano do Brasil em Portugal e do ano de Portugal no Brasil, também deve assistir à entrega de um prêmio literário na capital portuguesa, acrescentaram as mesmas fontes.

Este é a segunda viagem de Dilma a Portugal depois da rápida visita em março de 2011, que teve que ser interrompida por causa da morte do ex-vice-presidente José Alencar.

Nas reuniões da presidente com Cavaco Silva e Passos Coelho espera-se que sejam discutidas as relações bilaterais entre os países, especialmente o programa de privatizações do governo português.

O governo deseja vender as participações estatais na companhia aérea TAP, nos Correios de Portugal, na divisão especializada em mercadorias de Trens de Portugal e na companhia pública de distribuição de água, entre outras.

Devido às exigências impostas pelo resgate concedido a Portugal por União Europeia e Fundo Monetário Internacional, o governo lusitano já se desfez de seus ativos nas companhias elétricas EDP e REN, assim como na administradora de aeroportos ANA, o que representou um depósito compulsório de cerca de 4,5 bilhões de euros.

Nos últimos seis meses, Portugal recebeu as visitas oficiais do ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, e da ministra da Cultura Marta Suplicy.

Os dois visitaram Lisboa para apoiarem o ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, que incluiu centenas de atividades culturais e artísticas desde o dia 7 de setembro de 2012 e até o mês atual. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEuropaPersonalidadesPiigsPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPortugalPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas