Mundo

Dilma quer apoio de Obama para a Rio+20

A presidente vai pedir empenho ao colega dos EUA para que os norte-americanos participem de forma atuante da conferência

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2012 às 09h22.

Brasília – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, será tema central de uma das reuniões da presidente Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e ministros, na próxima semana. Dilma vai pedir a Obama o empenho para que os norte-americanos participem de forma atuante do evento.

No que depender das autoridades brasileiras, a conferência vai se transformar em referência mundial na defesa do meio ambiente com desenvolvimento sustentável e inclusão social. A expectativa é que mais de 100 presidentes e primeiros-ministros participem do evento, nos dias 20 a 22. Antes ocorrerão reuniões técnicas e discussões entre integrantes da sociedade civil.

Ao participar da 4ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Nova Delhi, na Índia, Dilma convidou todos os presentes para a Rio+20. Na semana passada, autoridades que participavam, na Argentina, de uma conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) destacaram a necessidade de todos comparecerem ao evento no Rio.

Nas conversas com Obama, Dilma ressaltará a importância das políticas de incentivo dos Estados Unidos para a ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião, ela pretende citar o programa Ciência sem Fronteiras cuja meta é enviar 100 mil pesquisadores brasileiros para o exterior até 2014. A presidente quer ampliar as parcerias com os Estados Unidos para o envio de pesquisadores para universidades norte-americanas.

Durante a visita à Índia, a presidente fechou acordos para aumentar a cooperação entre universidades indianas e brasileiras para o envio de bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. No caso dos indianos, as pesquisas se destacam nas áreas de tecnologia de ponta e indústria farmacêutica.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMeio ambienteBarack ObamaBrasil-EUARio+20

Mais de Mundo

Trump revela que fez ressonância magnética durante exames médicos

Trump parabeniza Lula pelo seu 80º aniversário

Furacão Melissa alcança alerta máximo no Caribe

Milei agradece Trump após vitória legislativa e apoio financeiro