Partciparam da reunião com Dilma Rousseff do PT, José Eduardo Dutra, e Antônio Palocci (Marcello Casal Jr/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2010 às 15h38.
Brasília - Dilma Rousseff (PT) passou sua primeira manhã como presidente eleita em sua residência de Brasília, onde recebeu a visita de vários de seus assessores mais próximos.
Dezenas de jornalistas e simpatizantes se reuniram em frente à residência de Dilma, mas ela não apareceu em público nem informou sobre suas atividades ou o conteúdo das conversas que teve com seus assessores.
No segundo turno, Dilma obteve 56% dos votos, contra os 44% de seu adversário José Serra (PSDB).
Entre as visitas que Dilma recebeu nesta segunda-feira estavam o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
"Ela aproveitará o dia para falar com vários chefes de Estado que ligaram para ela" para felicitá-la, mas que na hora ela "não pôde atender" por ocasião da comemoração pela vitória, disse Dutra em breves declarações a jornalistas.
O presidente do PT destacou que, durante as reuniões desta segunda-feira, também será definida a agenda da presidente eleita para os próximos dias, que segundo fontes que trabalharam na campanha incluirá alguns dias de descanso em Porto Alegre com sua filha e seu neto.
Hoje é feriado em Brasília e, por ocasião do feriado de Finados nessa terça-feira, Dilma poderia viajar ainda esta noite para Porto Alegre, para retornar à capital na próxima sexta-feira.
Nesse dia, segundo disse à Agência Efe um membro do comitê de campanha, a presidente eleita terá sua primeira reunião formal com Luiz Inácio Lula da Silva, para começar a discutir a transição.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, declarou à Agência Brasil que a presidente eleita integrará na semana que vem a comitiva que acompanhará Lula à Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, formado pelos países mais ricos e os principais emergentes), que será realizada na Coreia do Sul.
Antes disso, Lula e Dilma farão uma escala em Moçambique, para onde viajarão no próximo sábado para assistir à inauguração de uma fábrica de remédios que o Brasil ajudou a montar no país.
Lula também não apareceu em público nessa segunda-feira e permaneceu no Palácio da Alvorada, onde recebeu Dilma na noite de domingo para comemorar a vitória.