Mundo

Dilma evita polêmica de Mendes Ribeiro sobre lobby

Novo ministro de Dilma tentou defender a regulamentação do lobby no Brasil

Dilma: "Não sei o que o ministro da Agricultura disse e não me posiciono sobre o que os outros dizem" (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Dilma: "Não sei o que o ministro da Agricultura disse e não me posiciono sobre o que os outros dizem" (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 14h20.

São José do Rio Preto - A presidente Dilma Rousseff evitou hoje recriminar o futuro ministro Mendes Ribeiro (PMDB-RS), que, antes mesmo de assumir o Ministério da Agricultura, já entrou em polêmica ao defender a regulamentação do lobby no Brasil. O novo ministro, que é autor de um projeto de lei que permite aos lobistas atuarem no Congresso Nacional, declarou que o lobby é uma questão legítima. Ribeiro irá substituir o ex-ministro Wagner Rossi, que deixou o cargo após uma série de denúncias, entre elas a de que um lobista tinha acesso às dependências do Ministério da Agricultura.

"Não sei o que o ministro da Agricultura disse e não me posiciono sobre o que os outros dizem", afirmou a presidente, em rápida entrevista à imprensa, após cerimônia de entrega de 1.993 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida" em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Mais cedo, em entrevista à Rádio Metrópole AM, a presidente fez elogios ao futuro titular do Ministério da Agricultura. O Diário Oficial da União (DOU) trouxe hoje a nomeação de Mendes Ribeiro, mas a posse está marcada para a semana que vem. Dilma ressaltou que Ribeiro tem um retrospecto político consistente. Ela salientou que a trajetória política dele foi construída no Rio Grande do Sul, que possui uma "larga tradição agrícola". "É um homem correto, trabalhador, e eu espero que ele dê continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo ministro anterior", afirmou.

A presidente elogiou ainda Wagner Rossi, que deixou o cargo após ser alvo de denúncias de irregularidades. "No caso da área de responsabilidade dele, foi muito efetivo, tanto é que o programa que nós lançamos, de apoio à safra em 2011, foi muito bem aceito", disse. "E eu espero que o (novo) ministro continue por aquela trilha que estava muito correta", afirmou.

No evento, a presidente disse ainda que a duplicação do trecho urbano da BR-153, em São José do Rio Preto, vai sair. A obra está orçada em R$ 180 milhões e com previsão de trabalhos em um período de três anos. "Não é assim que se liberam R$ 180 milhões, precisa ter projeto. Tem projeto básico, mas não executivo. Nós iremos fazer a BR-153, eu asseguro a vocês", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaMinistério da Agricultura e PecuáriaMendes Ribeiro

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher