Mundo

Dilma e Temer são diplomados no TSE

Lula não esteve na cerimônia, mas não foi esquecido no discurso da presidente eleita

Dilma disse que queria "repartir" seu diploma com todos os brasileiros (Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

Dilma disse que queria "repartir" seu diploma com todos os brasileiros (Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2010 às 17h20.

Brasília - A diplomação da presidente eleita Dilma Rousseff e de seu vice Michel Temer começou com 20 minutos de atraso. A presidente chegou à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cerca de 15 minutos antes do horário marcado para a cerimônia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve presente na solenidade, pois estava participando de seu último encontro internacional como presidente do Brasil, a 40ª Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença dos ministros do TSE, além do Superior Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso, presidente da Câmara Marco Maia, o presidente do Senado José Sarney e nomes da equipe do novo governo como Miriam Belchior, nova ministra do Planejamento, Nelson Jobim, atual ministro da Defesa que continua no posto no governo Dilma, Antonio Palocci, que assumirá a Casa Civil, entre outros.

Às 17h27, depois do hino nacional, o presidente do TSE Ricardo Lewandowiski leu o texto do documento que atesta a vitória da chapa da coligação “Para o Brasil seguir mudando” nas urnas, e habilita Dilma e Temer a tomarem posse no próximo dia 1º. Foram cerca de 25 minutos de cerimônia.

Dilma faz discurso

Depois de receber o diploma assinado por Lewandowski, a presidente eleita – e agora diplomada – fez um discurso, dizendo que o momento era de grande emoção e marcava sua trajetória política e como mulher.

Mesmo com a ausência do presidente Lula, ele não foi esquecido no discurso da presidente eleita. “Sei da responsabilidade de suceder um representante como o presidente Lula. O Brasil experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da Republica. Agora, a crescente maturidade da nossa democracia rompe os preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e de orgulho as mulheres brasileiras.”, afirmou.

No fim, concluiu dizendo que “repartir o diploma com cada brasileiro, em especial com cada brasileira. Conto com todos e todas e todos podem contar comigo”.

Depois do fim da sessão solene, Dilma e Temer receberam cumprimentos dos convidados. Entre eles, a fillha Paula e a mãe da presidente eleita, que também se chama Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010Governo DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Nicolás Maduro convoca embaixador venezuelano no Brasil para voltar a Venezuela

Conselho de Segurança pede que Israel cumpra obrigações internacionais e respeite agência da ONU

Economia dos EUA cresce 2,8% no terceiro trimestre, abaixo do esperado

Biden associa apoiadores de Trump a lixo e revolta republicanos