Mundo

Dilma e outros 12 líderes mundiais recebem ligação de Obama

Além da presidente, Obama também ligou para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e para o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper


	Obama liga de seu escritório: Na Europa, ele conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande
 (©AFP / Jewel Samad)

Obama liga de seu escritório: Na Europa, ele conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande (©AFP / Jewel Samad)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 18h04.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta quinta-feira para 13 líderes mundiais, entre eles a presidente Dilma Rousseff, para agradecer as felicitações por sua reeleição, segundo informou a Casa Branca em comunicado.

Dentro do próprio continente, além de Dilma, Obama também ligou para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e para o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

Na Europa conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

Também falou com o presidente do Egito, Mohammed Mursi, e os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e Índia, Manmohan Singh, assim como com o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdelaziz, e a primeira-ministra australiana, Julia Gillard.

Todos eles enviaram mensagens de felicitação a Obama e ''hoje o presidente teve a oportunidade de agradecer individualmente'', além de falar com esses líderes sobre ''os sérios desafios que enfrentamos no mundo'', indicou a Casa Branca.

''Em cada ligação, (Obama) agradeceu a seu colega a amizade e aliança demonstradas até agora e expressou seu desejo de seguir cooperando de forma próxima'', acrescentou a residência presidencial.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais