Mundo

Dilma e outros 12 líderes mundiais recebem ligação de Obama

Além da presidente, Obama também ligou para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e para o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper


	Obama liga de seu escritório: Na Europa, ele conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande
 (©AFP / Jewel Samad)

Obama liga de seu escritório: Na Europa, ele conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande (©AFP / Jewel Samad)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 18h04.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta quinta-feira para 13 líderes mundiais, entre eles a presidente Dilma Rousseff, para agradecer as felicitações por sua reeleição, segundo informou a Casa Branca em comunicado.

Dentro do próprio continente, além de Dilma, Obama também ligou para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e para o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

Na Europa conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

Também falou com o presidente do Egito, Mohammed Mursi, e os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e Índia, Manmohan Singh, assim como com o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdelaziz, e a primeira-ministra australiana, Julia Gillard.

Todos eles enviaram mensagens de felicitação a Obama e ''hoje o presidente teve a oportunidade de agradecer individualmente'', além de falar com esses líderes sobre ''os sérios desafios que enfrentamos no mundo'', indicou a Casa Branca.

''Em cada ligação, (Obama) agradeceu a seu colega a amizade e aliança demonstradas até agora e expressou seu desejo de seguir cooperando de forma próxima'', acrescentou a residência presidencial.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosEleições americanasBarack Obama

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi