Mundo

Dilma e Hollande inaugurarão Fórum do Progresso Social

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é "reinstalar o crescimento no centro do debate público mundial"

Dilma e Hollande durante a Rio+20 realizada em junho de 2012
 (Fred Dufour/AFP)

Dilma e Hollande durante a Rio+20 realizada em junho de 2012 (Fred Dufour/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 09h25.

Paris - A presidente Dilma Rousseff e seu colega francês François Hollande vão inaugurar no dia 11 de dezembro, em Paris, o "Fórum do Progresso Social", cujo objetivo, segundo um dos organizadores, é "reinstalar o crescimento no centro do debate público mundial".

Este encontro, no qual participarão universitários, sindicalistas e representantes de organizações internacionais como o FMI, a OIT e a FAO, é organizado conjuntamente pela Fundação Jean Jaurès (França) e o pelo Instituto Lula (Brasil).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursará no dia 12, segundo e último dia do evento.

Esta iniciativa franco-brasileira responde a uma "constatação comum: a preocupação que sentimos ante a desaceleração do crescimento mundial 2008", declarou o diretor-geral da Fundação Jean Jaurès, Gilles Finchelstein.

"Cerca de cinco anos depois, nos encontramos em um crescimento frágil, mais frágil do que antes no mundo inteiro, o que acarreta problemas imediatos, como uma menor redução das desigualdades, e problemas a longo prazo, como dispor de meios para lutar contra a mudança climática", explicou Gilles Finchelstein.

"Além disso, nos damos conta de que os instrumentos da pilotagem da economia mundial, como o G20, não são totalmente satisfatórios", acrescentou.

Segundo Finchelstein, o fórum tem uma dupla ambição: "tentar reinstalar o crescimento no centro do debate público mundial e que este encontro seja o início de um processo".

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses ricosEuropaFrançaDiplomaciaFrançois Hollande

Mais de Mundo

Após conversa de Trump e Milei, EUA negociam US$ 20 bilhões em trocas cambiais para Argentina

Primeiro-ministro do Japão sinaliza possível reconhecimento do Estado palestino em discurso na ONU

Após discursar na ONU, Lula participa de evento em defesa da democracia em Nova York

China renuncia ao tratamento especial nas negociações da OMC