Mundo

Dilma é competente para administrar crises, diz Sarney

Presidente do Senado acredita que Executivo tem conseguido proteger o Legislativo

Sarney, presidente do Senado: Dilma tem "estilo diferente" de governar (José Cruz/ABr)

Sarney, presidente do Senado: Dilma tem "estilo diferente" de governar (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 16h32.

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), elogiou hoje o estilo de governar da presidente Dilma Rousseff, destacando a habilidade dela para contornar crises políticas e estancá-las a curto prazo. "Dilma tem competência para gerir crises", declarou Sarney, durante conversa com jornalistas convocada para apresentar um balanço dos trabalhos no semestre.

O peemedebista avaliou que Dilma tem um "estilo diferente" de governar, observando que nos primeiros seis meses de seu mandato, não houve nenhuma crise entre o Executivo e o Legislativo. De fato, as recentes crises políticas tiveram como protagonistas dois ex-ministros - Antonio Palocci (PT) da Casa Civil e Alfredo Nascimento (PR) dos Transportes - e concentraram-se no Planalto, preservando o Congresso.

A recente crise no Ministério dos Transportes, que provocou a demissão do ex-ministro Alfredo Nascimento, gerou turbulência nas relações do governo com o PR - um aliado com 40 deputados e sete senadores. No entanto, o mal estar foi administrado com agilidade, com a intervenção da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e a ajuda de líderes da base aliada, como Henrique Alves (RN), do PMDB, e o líder do governo, Candido Vaccarezza (PT-SP).

Acompanhe tudo sobre:CongressoCrise políticaDilma RousseffJosé SarneyMDB – Movimento Democrático BrasileiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita