Mundo

Dilma diz que vai intensificar viagens pelo Brasil

A estratégia deve contribuir para garantir a manutenção da popularidade da presidente, cuja administração, segundo pesquisa Datafolha, alcançou 47% de aprovação

O primeiro destino de Dilma, na nova rotina de viagens, foi Manaus, onde a presidente desembarcou nesta terça (Ricardo Stuckert Filho/PR)

O primeiro destino de Dilma, na nova rotina de viagens, foi Manaus, onde a presidente desembarcou nesta terça (Ricardo Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2011 às 16h18.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que irá intensificar a agenda de eventos pelo Brasil, evitando concentrar a atuação na capital federal, onde permaneceu durante a maior parte dos seus primeiros meses de governo.

A estratégia deve contribuir para garantir a manutenção da popularidade da presidente, cuja administração, segundo pesquisa Datafolha, alcançou 47% de aprovação, igualando-se tecnicamente aos 48% de avaliação positiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no terceiro mês do seu segundo mandato - a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para cima ou para baixo.

O primeiro destino de Dilma, na nova rotina de viagens, foi Manaus, onde a presidente desembarcou hoje para cerimônia de lançamento do Programa de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama.

No Estado do Amazonas, a presidente teve a maior vitória porcentual no segundo turno das eleições presidenciais de 2010, com 80,5% dos votos válidos. "Eu vim lançar o programa no Amazonas porque o Brasil não está em Brasília, mas em cada um dos 27 Estados da Federação", disse, em discurso realizado no Teatro Amazonas. "Daqui para frente, tentarei fazer o maior número de lançamentos de programas nos diferentes Estados da Federação, já mostrando a necessidade de sair de Brasília", acrescentou.

No evento, a presidente manifestou a intenção de universalizar o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de lançar além de programas de prevenção ao câncer em mulheres, uma iniciativa que incentive o diagnóstico do câncer de próstata. "Nós já aprendemos a fazer mamografia e vocês terão de aprender também a fazer exames de prevenção da próstata", disse aos homens presentes, arrancando aplausos do público. "E acredito que isso seja muito importante para os meninos e para os senhores, que são o grupo de risco".

A presidente destacou que a Região Norte apresenta grande incidência do câncer de colo do útero. No discurso, Dilma prometeu a implantação no Brasil de serviços especializados tanto em diagnóstico como em tratamento do câncer. "Eu sou beneficiária do diagnóstico", lembrou a presidente, que em 2009 foi submetida a tratamento contra um câncer linfático. "Eu queria que todas as mulheres tivessem acesso às mesmas coisas que eu tive", afirmou.

O evento no Amazonas teve a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, da mulher do vice-presidente da República, Marcela Temer, da apresentadora Hebe Camargo, das cantoras Fafá de Belém e Daniela Mercury, e da atriz Cássia Kiss, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Trump cancela viagem de refugiados já aprovados para reassentamento nos EUA

Argentina poderia deixar Mercosul para concretizar acordo com EUA, diz Milei

Trump dá 100 dias para acabar com guerra na Ucrânia; Zelensky pede 200 mil soldados de paz

Dingdong Maicai lança rua virtual de produtos festivos para o Ano Novo