Mundo

Dilma deve decidir hoje sobre visita aos Estados Unidos

No início da próxima semana, a presidenta Dilma viajará aos Estados Unidos para a abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York


	Barack Obama: presidente americano se comprometeu com a presidente Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado
 (REUTERS/Jason Reed)

Barack Obama: presidente americano se comprometeu com a presidente Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado (REUTERS/Jason Reed)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 15h29.

Brasília – A presidente Dilma Rousseff receberá hoje (16), às 18h, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para discutir o retorno dado pelo governo norte-americano aos questionamentos do Brasil sobre denúncias de espionagem, conforme agenda divulgada.

No fim de semana, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou que a decisão sobre a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, seria tomada após esse encontro.

Figueiredo esteve em Washington na semana passada para conversar com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, sobre as denúncias de espionagem. Há dez dias, durante a Cúpula do G20, na Rússia, o presidente Barack Obama se comprometeu com a presidente Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje no Palácio do Planalto que a presidente Dilma Rousseff jamais abrirá mão da “afirmação radical” da soberania do país em relação às denúncias de que agências do governo norte-americano espionaram o país. “O Brasil agirá nesse caso com a maior seriedade, não abrindo mão de maneira alguma de nossa soberania, mas sem fazer bravata”.

No início da próxima semana, a presidente Dilma viajará aos Estados Unidos para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEspionagemEstados Unidos (EUA)ONUPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro