Mundo

Dilma convida Medvedev para o carnaval do Brasil

O premiê russo agradeceu o convite e disse que "há todas as bases para celebrar" em fevereiro a comissão bilateral russo-brasileira


	Presidente Dilma Rousseff durante encontro com premiê russo: "seria algo muito interessante", disse Medvedev sobre passar o carnaval no Brasil
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Presidente Dilma Rousseff durante encontro com premiê russo: "seria algo muito interessante", disse Medvedev sobre passar o carnaval no Brasil (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 11h50.

Moscou - A presidente Dilma Rousseff, de visita oficial à Rússia, convidou nesta quinta-feira o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, a visitar o país durante o carnaval do próximo ano, durante o encontro bilateral que ambos tiveram em Moscou.

O premiê russo agradeceu o convite e disse que "há todas as bases para celebrar" em fevereiro a comissão bilateral russo-brasileira e fazê-la coincidir com o carnaval.

"Obrigado pelo convite de ver o carnaval, seria algo muito interessante", disse Medvedev, que também propôs elaborar para então um roteiro da cooperação bilateral que poderia ser assinado no Brasil em fevereiro.

O primeiro-ministro russo constatou que as relações entre os dois países "estão em um alto nível".

"Mas isto não significa que não tenhamos questões e projetos (pendentes) que pudessem se transformar no motor do desenvolvimento de nossas relações nos próximos anos", acrescentou.

Por sua vez, a presidente manifestou sua esperança de que os dois países estendam sua cooperação no marco dos diferentes organismos internacionais.

"Colaboramos estreitamente no marco do G20 e do grupo Brics, no âmbito do Fundo Monetário Internacional, e acho que essa cooperação ajudará a consolidar estes contatos, para o que contribuirá a Presidência da Rússia no G20", ressaltou Dilma.


As conversas de Dilma com Medvedev abordam um amplo espectro de assuntos relativos ao desenvolvimento da cooperação bilateral nos âmbitos econômico-comercial, científico-técnico e cultural, entre outros, segundo o Governo russo.

O ponto alto da visita de Dilma a Moscou será a reunião que terá amanhã no Kremlin com seu colega russo, Vladimir Putin, com vários temas sobre a mesa.

Segundo a Presidência russa, nas conversas russo-brasileiras ao mais alto nível serão analisadas as possibilidades de aprofundar a "associação estratégica" em campos como energia, pesquisa do espaço e cooperação técnico-científica.

Ambos os países são membros do grupo Brics, organização de economias emergentes cuja primeira cúpula foi realizada em 2009 e na qual também participam Índia, China e África do Sul.

O programa da visita de Dilma a Moscou inclui sua participação no encerramento do fórum de negócios "Rússia-Brasil: Fortalecimento da associação estratégica". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCarnavalDilma RousseffEuropaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRússia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado