Mundo

Dilma concentra votos de eleitor satisfeito com economia

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, 70% dos eleitores consideram que seu poder de compra melhorou desde 2008

Para o eleitor, a imagem da candidata Dilma Rousseff está associada a oportunidades de emprego e ao poder de compra dos últimos dois anos. (.)

Para o eleitor, a imagem da candidata Dilma Rousseff está associada a oportunidades de emprego e ao poder de compra dos últimos dois anos. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostra uma correlação direta entre o desempenho da candidata do PT à Presidência da República Dilma Rousseff, e a percepção dos eleitores de que houve melhora nas oportunidades de emprego e no poder de compra nos últimos dois anos. Segundo a pesquisa, 70% dos eleitores consideram que seu poder de compra melhorou desde 2008.

Nesse segmento, Dilma tem 47% das intenções de voto, 17 pontos porcentuais a mais que seu adversário do PSDB, José Serra. No eleitorado total, a petista está com cinco pontos de vantagem sobre Serra (39% a 34%).

Em relação ao emprego, 57% dos entrevistados disseram que as oportunidades melhoraram "um pouco" ou "muito". Entre esses eleitores, a candidata do PT volta a aparecer com 47% das preferências, enquanto Serra fica com 28%.

O candidato tucano tem maioria entre os eleitores que perceberam deterioração no mercado de trabalho e no poder de consumo. E também está na frente no segmento do eleitorado que considera a situação ficou igual nos dois tópicos.

Os números ajudam a entender as diferenças regionais no desempenho de Dilma e de Serra. O Nordeste, principal reduto eleitoral da candidata petista, é a região que concentra mais eleitores satisfeitos com a evolução de seu poder de consumo (75%).

No Sul, onde o candidato do PSDB colhe seus melhores resultados, a percepção de melhora é menor - atinge 58% do eleitorado. A mesma tendência se verifica em relação ao emprego: 61% veem melhoras no Nordeste, e 53% no Sul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre Dilma Rousseff ou Eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:Desenvolvimento econômicoDilma RousseffEleiçõesEleições 2010Partidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA