Mundo

Dilma cita os EUA para pedir maturidade a aliados

Crise do governo Obama foi usada pela presidente para manter alianças de sua gestão

Dilma disse aos líderes e presidentes partidários que o exemplo americano é de impasse político (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Dilma disse aos líderes e presidentes partidários que o exemplo americano é de impasse político (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2011 às 14h02.

Brasília - No momento em que a relação da base parlamentar governista com a presidente Dilma Rousseff atingiu o ponto de maior tensão em oito meses de governo, a crise do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o Congresso americano foi usada de exemplo na reunião do Conselho Político realizada hoje pela manhã no Palácio do Planalto com a presidente, marcada com o objetivo de discutir a crise econômica internacional.

Segundo relato de um participante do encontro, partiu da própria presidente a comparação. Dilma disse aos líderes e presidentes partidários que o exemplo americano é de impasse político, mas que acredita "na maturidade de nossos políticos para enfrentar a crise", relatou o aliado.

Segundo afirmou um deputado da base, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) alertou para o perigo político na base e para a necessidade de se ter cuidado com "intrigas" entre os aliados. A presidente ouviu também cobranças. De acordo com um deputado também presente à reunião, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou a importância da liberação das emendas parlamentares incluídas no Orçamento da União e as pendências de orçamentos anteriores, o chamado restos a pagar.

No encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, citou a proposta de emenda constitucional que cria o piso salarial nacional, conhecida por PEC 300, como exemplo de gasto público que não deve ser criado neste momento de crise internacional. Na Câmara, há pressão de policiais e bombeiros para a conclusão da votação da proposta.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDilma RousseffGoverno DilmaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia