Dilma Rousseff na 39ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) (Wilson Dias/Agência Brasil)
Vanessa Barbosa
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 10h09.
São Paulo - A presidente Dilma Rousseff vai anunciar na manhã desta terça-feira reduções no custo de energia. A cerimônia está marcada para as 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.
Na quinta-feira passada, às vésperas do feriado de 7 de Setembro, o governou deu uma prévia dos cortes nas tarifas para os consumidores residenciais e industriais, que ficariam, respectivamente, 16% e até 28% mais baratas. Na ocasião, a presidente afirmou também que as mudanças começariam a valer já no começo do ano que vem.
O comunicado, que ocorre oficialmente hoje, vem de encontro a uma demanda antiga dos consumidores, especialmente os do setor industrial, que alegam que o custo elevado da eletricidade no país – que figura entre as mais caras do mundo – prejudica a competitividade da indústria nacional.
Para especialistas, o excesso de tributos e encargos setoriais fazem o país viver um paradoxo - a fonte de energia é abundante e barata, mas a conta final para o consumidor é salgada.