Mundo

Dias vai pedir convocação de Ideli sobre 'aloprados'

Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado, vai pedir convocação dos envolvidos nas novas denúncias veiculadas pela revista Veja

Dias pede a convocação da ministra das Relações Institucionais e ex-senadora, Ideli Salvatti (Waldemir Barret/Agência Senado)

Dias pede a convocação da ministra das Relações Institucionais e ex-senadora, Ideli Salvatti (Waldemir Barret/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 15h20.

Brasília - O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), anunciou que protocolará requerimentos de convite e convocação dos envolvidos nas novas denúncias veiculadas pela revista Veja sobre o chamado "dossiê dos aloprados".

Dias pede a convocação da ministra das Relações Institucionais e ex-senadora, Ideli Salvatti, e faz convites à ex-senadora Serys Slhessarenko e ao petista Expedito Veloso, que em entrevista à Veja acusou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, de ser o "mentor intelectual" da compra do dossiê contra o tucano José Serra nas eleições de 2006.

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Dias afirmou que se Mercadante concordasse em comparecer à Comissão de Segurança Pública da Câmara para debater o assunto, não apresentaria os requerimentos no Senado. Mas o ministro rebateu que estava presente naquele momento na CAE, à disposição para responder todas as perguntas da oposição, e que não iria à Câmara "para alimentar a agenda da crise".

Dias argumentou que a entrevista de Veloso à Veja deve ser considerada um "fato novo" que justifique a reabertura das investigações sobre o episódio. O tucano ainda acusou Mercadante de empreender uma "tentativa subliminar" de deslocar o debate sobre os fatos da Câmara dos Deputados para o Senado e de tentar desviar o foco das acusações para o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), morto em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:EscândalosFraudesGoverno DilmaOposição políticaPartidos políticosPSDBRevista VEJA

Mais de Mundo

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse

México devolverá a países de origem migrantes afetados pelas restrições de Trump