Mundo

Diálogo entre governo e oposição da Venezuela é retomado hoje

Governo e oposição devem voltar a dialogar para buscar soluções na crise que vive o país

Venezuela: governo e oposição retomaram as conversas após o polêmico avanço das eleições presidenciais em que o presidente Maduro aspira a reeleição (Roberto Guzman/Reuters)

Venezuela: governo e oposição retomaram as conversas após o polêmico avanço das eleições presidenciais em que o presidente Maduro aspira a reeleição (Roberto Guzman/Reuters)

E

EFE

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 06h50.

Santo Domingo - O governo e a oposição da Venezuela, que retomaram nesta segunda-feira, em Santo Domingo (República Dominicana), o diálogo para buscar soluções na crise que vive o país, decidiram continuar as conversas nesta terça, de acordo com o porta-voz do governo dominicano.

Depois de ter sido anunciado que ambas as partes retornariam à mesa de diálogo hoje às 21h (horário local, 23h de Brasília) e após um recesso depois de mais de seis horas de reunião fechada, finalmente foi anunciado que a reunião continuará nesta terça-feira.

O porta-voz da presidência dominicana, Roberto Marchena, disse para a imprensa que das duas partes concordaram em retornar "a se reunir amanhã, pois, aparentemente precisam trabalhar mais, e por isso decidiram se reencontrar amanhã".

"Estas coisas tomam tempo e temos que compreender a situação", acrescentou.

O governo venezuelano e uma oposição dividida retomaram hoje as conversas após o polêmico avanço das eleições presidenciais em que o presidente Nicolás Maduro aspira a reeleição.

A oposição voltou ao diálogo sem o apoio da Vontade Popular (VP), partido de Leopoldo López, que optou por abandonar as conversas após o avanço das eleições presidenciais de maio e o processo obrigatório de validação de formações que também foi decretado pela Assembleia Constituinte, de maioria oficial.

Na chegada à reunião, o ministro das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, disse que o governo estava pronto "para assinar um acordo com a oposição", enquanto que a delegação da oposição, liderada pelo deputado Julio Borges, não fez declarações.

Acompanhe tudo sobre:NegociaçõesVenezuela

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha