Dia Sem Carro em Bogotá, na Colômbia: o motorista que descumprir a orientação e usar o carro pode levar uma multa de 294.000 pesos colombianos (R$ 326). (Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 11h38.
Bogotá - A capital da Colômbia vive hoje (7) o Dia sem Carro. É a 13º vez que a população da cidade é desafiada a deixar o carro em casa e ir ao trabalho e à escola de ônibus, caminhando ou de bicicleta. Bogotá é quarta maior cidade da América do Sul, com mais de 7,5 milhões de habitantes.
A expectativa da prefeitura de Bogotá é que 1,5 milhão de veículos deixem de circular pelas ruas da cidade. O Dia sem Carro visa a incentivar a população a usar meios alternativos de transporte, como pedalar pelas ciclovias, que totalizam mais de 300 quilômetros. Além disso, algumas avenidas foram reservadas só para pedestres e ciclistas.
Veículos particulares só poderão trafegar depois das 19h30. A cidade também colocou mais ônibus disponíveis no Sistema Transmilênio, o serviço público de ônibus que atende à cidade, copiado do modelo brasileiro de Curitiba, no Paraná. Bogotá ainda não dispõe de um sistema de metrô.
Além dos ônibus, só estão circulando táxis, veículos policiais e de transporte escolar, motos, ambulâncias e carros com placas diplomáticas. O motorista que descumprir a orientação e usar o carro pode levar uma multa de 294.000 pesos colombianos (R$ 326).