Mundo

Dia de luto na Rússia pelos 171 mortos nas inundações no país

A maioria das vítimas residia no município de Krimski, onde cerca de160 pessoas morreram

Em 2004, o país também foi vítima de inundações

Em 2004, o país também foi vítima de inundações

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 06h28.

Moscou - A Rússia vive nesta segunda-feira um dia de luto nacional pelos até agora 171 mortos nas inundações sem precedentes registradas este fim de semana no sul do país, no litoral do Mar Negro.

Segundo os últimos dados divulgados pelas autoridades, dos 171 mortos devido às chuvas, que arrasaram milhares de casas na região russa de Krasnodar, a maioria residia no município de Krimski, onde 159 pessoas morreram.

Muitos habitantes de Krimski denunciaram que a cidade foi arrasada por uma onda de mais de sete metros que segundo eles pôde ter acontecido nem tanto pelas chuvas, mas devido ao transbordamento da represa de Neberdzhayevsk, situada em uma montanha sobre a cidade.

As autoridades reconheceram que a represa transbordou várias vezes durante as chuvas torrenciais, mas descartaram que estes 'vazamentos ordinários' fossem a causa das inundações.

Um grupo de cidadãos e jornalistas sobrevoou a represa de helicóptero e pôde comprovar, segundo informa a agência 'Interfax', que a reserva de água não dispõe de comportas que permitam descarregar todo seu conteúdo.

Os desabrigados pelas inundações na comarca de Kuban chegam a mais de 24 mil pessoas, que perderam tudo ou quase em apenas algumas horas da madrugada do sábado, nas quais as precipitações superaram em alguns casos o habitual em cinco meses.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEnchentesEuropaMortesRússia

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA