Mundo

Dezenas de pessoas são presas em marcha neonazista na Suécia

Cidade é marcada por confrontos entre neonazistas e anti-facistas com a polícia.

Policial impede que grupo caminhe por uma rua na Suécia: adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia. (Fredrik Sandberg/Reuters)

Policial impede que grupo caminhe por uma rua na Suécia: adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia. (Fredrik Sandberg/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de setembro de 2017 às 15h07.

GOTEMBURGO - Dezenas de pessoas foram presas neste sábado durante uma marcha de extrema direita do Movimento de Resistência Nórdico (NMR, na sigla em inglês) em Gotemburgo marcada por confrontos entre neonazistas e anti-facistas com a polícia.

O NMR reuniu centenas de pessoas para a manifestação. A adesão a organizações nazistas não é ilegal na Suécia e o Movimento de Resistência Nórdico tinha autorização da polícia para a marcha.

A polícia sueca informou em seu site que pelo menos 20 pessoas foram detidas, e que um policial foi ferido levemente. Mais tarde, um porta-voz da polícia disse à emissora sueca SVT que mais 10 pessoas foram presas.

A polícia já previa violência e pediu reforço de todos os distritos policiais na Suécia, adicionando 350 camas em celas para prisão temporária na garagem.

(Por Johan Ahlander e Johannes Hellström)

Acompanhe tudo sobre:NazismoProtestos no mundoSuécia

Mais de Mundo

França utiliza todos os recursos para bloquear acordo UE-Mercosul, diz ministro

Por que a economia da Índia se mantém firme em meio a riscos globais?

Banco Central da Argentina coloca cédula de 20 mil pesos em circulação

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores