Mundo

Dezenas de militantes da Al Qaeda fogem de prisão no Iêmen

Todos os prisioneiros eram iemenitas e a maioria foi detida depois de retornar do Iraque

Opositores do presidente Ali Abdullah Saleh o acusaram de permitir que os militantes islâmicos atacassem Zinjibar (Getty Images)

Opositores do presidente Ali Abdullah Saleh o acusaram de permitir que os militantes islâmicos atacassem Zinjibar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 15h01.

Áden - Dezenas de militantes da Al Qaeda fugiram de uma prisão no sul do Iêmen nesta quarta-feira após um ataque contra o complexo, disseram autoridades de segurança.

Países ocidentais e a vizinha Arábia Saudita temem que a Al Qaeda esteja se aproveitando da instabilidade no Iêmen para conquistar um ponto de apoio no empobrecido país e lançar ataques na região.

Um soldado foi morto e dois ficaram feridos quando militantes abriram fogo contra a prisão al-Munawara, na cidade portuária de al-Mukalla, no sul do país.

"Os militantes abriram fogo contra os portões da prisão e trocaram tiros com os guardas, ferindo dois e matando um", disse uma autoridade da segurança, acrescentando que 62 prisioneiros haviam fugido.

Todos os prisioneiros eram iemenitas e a maioria foi detida depois de retornar do Iraque, onde lutaram em postas militantes, afirmou.

Opositores do presidente Ali Abdullah Saleh o acusaram de permitir que os militantes islâmicos atacassem Zinjibar, a capital da província de Abyan, no sul do Iêmen, no mês passado, para promover a ideia de que apenas ele poderia impedir uma tomada de poder islâmica.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaIêmenIslamismoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'