Mundo

Dez migrantes haitianos morrem em naufrágio nas Bahamas

Segundo autoridades, navio de 12 metros encalhou e virou perto de Staniel Cay, região central das Bahamas

Cerca de 100 haitianos no casco e mastro de um cargueiro sobrecarregado que naufragou nas Bahamas, em imagem divulgada pela Guarda Costeira dos EUA (Guarda Costeira dos EUA/Divulgação via Reuters)

Cerca de 100 haitianos no casco e mastro de um cargueiro sobrecarregado que naufragou nas Bahamas, em imagem divulgada pela Guarda Costeira dos EUA (Guarda Costeira dos EUA/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 15h37.

Nassau - Pelo menos 10 imigrantes haitianos morreram e equipes de resgate se esforçavam para salvar cerca de outros 100, que se agarraram ao casco e mastro de um cargueiro sobrecarregado que naufragou nas Bahamas, disse a Guarda Costeira dos Estados Unidos na terça-feira.

O navio de 12 metros encalhou e virou perto de Staniel Cay, região central das Bahamas, na segunda-feira à noite, disseram autoridades. Acredita-se que a embarcação tinha os Estados Unidos como destino.

Treze sobreviventes foram içados por um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA, disse o sargento Mark Barney, um porta-voz da Guarda Costeira em Miami.

Um porta-voz da Força Real de Defesa das Bahamas, tenente Origin Deleveaux, disse que 13 migrantes "gravemente desidratados" --aparentemente os mesmos 13 que foram resgatados-- foram levados para Staniel Cay para receberem tratamento.

Equipes em aviões e helicópteros dos EUA jogaram coletes salva-vidas no mar para ajudar os outros sobreviventes a flutuarem até que um bote da Real de Defesa das Bahamas chegasse para resgata-los.

"Eles jogaram bem ao lado deles e eles podem nadar. Uma vez que eles estão fora da água, têm maiores chances de sobreviverem", disse Barney. "Há simplesmente muitas pessoas na água." Fotos dramáticas da Guarda Costeira mostraram o navio inclinado quase completamente para o lado, com os passageiros juntos e tentando se segurar. Alguns escalaram o mastro.

A causa do acidente é desconhecida e será investigada pelas autoridades das Bahamas, disse Barney.

Migrantes do Haiti, Cuba e outros países do Caribe frequentemente navegam através das Bahamas na tentativa de chegar aos Estados Unidos, muitas vezes em embarcações sobrecarregadas e incapazes de navegar.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoHaitiacidentes-de-barcoBahamasacidentes-no-mar

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina