Mundo

"Devolva a liberdade a Cuba", pede governador da Flórida a Castro

O governador republicano lamentou que "nada mudou" na Ilha comunista, citando como exemplos a detenção do artista de rua Danilo Maldonado

Raúl Castro: "Assim como seu irmão, você é conhecido por ter levado aos pelotões de fuzilamento e aos calabouços aqueles que se opuseram a você na arena política" (Ernesto Mastrascusa/AFP/AFP)

Raúl Castro: "Assim como seu irmão, você é conhecido por ter levado aos pelotões de fuzilamento e aos calabouços aqueles que se opuseram a você na arena política" (Ernesto Mastrascusa/AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 22h09.

O governador da Flórida, Rick Scott, pediu ao presidente de Cuba, Raúl Castro, que devolva à Ilha "a liberdade absoluta e a democracia", em uma carta divulgada nesta quarta-feira (21) pelo governo desse estado que é reduto do exílio cubano nos Estados Unidos.

Referindo-se aos festejos de três dias que aconteceram em Miami após a morte de Fidel Castro, Scott escreveu: "Essas celebrações representaram a esperança de que chegue o fim de décadas de torturas, repressão, detenções e mortes que você e seu irmão causaram ao povo de Cuba".

Fidel Castro faleceu na noite de 25 de novembro em Havana, aos 90 anos, depois de marcar a história do século XX com a vitória da revolução em 1959.

"Assim como seu irmão, você é conhecido por ter levado aos pelotões de fuzilamento e aos calabouços aqueles que se opuseram a você na arena política", escreveu Rick Scott a Raúl Castro, na carta datada desta terça-feira (20).

O governador republicano lamentou que "nada mudou" na Ilha comunista, citando como exemplos a detenção do artista de rua Danilo Maldonado, conhecido como "El Sexto", e a fugaz detenção da líder do grupo opositor Damas de Branco, Berta Soler.

Scott pediu a Castro que "se dedique a devolver a Cuba a liberdade absoluta e a democracia".

"Ninguém acredita, na realidade, que, nessa encruzilhada, você vá escolher o caminho da liberdade", afirmou o governador.

"As pessoas vão rir dessa carta e chamá-la de ingênua", completou.

Segundo o Pew Research Center, há dois milhões de cubanos nos Estados Unidos, 68% deles na Flórida, sendo a maioria em Miami.

Acompanhe tudo sobre:CubaEstados Unidos (EUA)Fidel Castro

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala