Mundo

Detroit elege primeiro prefeito branco em 40 anos

Os eleitores da "capital do automóvel", mais de 80% deles negros, escolheram o promotor e ex-diretor de hospital Mike Duggan para a Prefeitura


	Mike Duggan é eleito prefeito de Detroit: Duggan terá agora que tramitar as ajudas federais para que a cidade inicie projetos de reabilitação após declaração de falência
 (REUTERS/Rebecca Cook)

Mike Duggan é eleito prefeito de Detroit: Duggan terá agora que tramitar as ajudas federais para que a cidade inicie projetos de reabilitação após declaração de falência (REUTERS/Rebecca Cook)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2013 às 06h18.

Washington - Detroit, a cidade conhecida como "a capital do automóvel" e que declarou no último mês de julho a maior falência municipal da história dos Estados Unidos, elegeu nesta terça-feira seu primeiro prefeito branco em quase 40 anos, segundo as projeções da imprensa local.

Os eleitores de Detroit, mais de 80% deles negros, escolheram o promotor e ex-diretor de hospital Mike Duggan para a Prefeitura da cidade.

Com quase 70% das urnas apuradas, Duggan liderava com 10 pontos de vantagem sobre seu rival (55% a 45%).

Duggan terá agora que tramitar as ajudas federais para que a cidade inicie projetos de reabilitação e segurança pública após a declaração de falência.

A "capital do automóvel" está em queda livre desde os anos 1990 e, após as gestões nefastas de prefeitos e a crise financeira de 2008, acabou declarando moratória.

A cidade perdeu 60% de sua população desde os anos 1950, até chegar aos 700 mil habitantes. Somente entre 2000 e 2010, a cidade perdeu um quarto de seus moradores. Com isso, partes inteiras da cidade foram abandonadas e se transformaram em bairros fantasmas.

Além de Detroit, ocorreram hoje eleições para prefeito em cidades como Nova York, Boston, Atlanta, Miami e Seattle.

Em Boston o ganhador foi o ex-dirigente sindical e legislador estadual Martin Walsh, que derrotou o vereador John Connolly para suceder Thomas Menino, que esteve no comando da cidade durante os últimos 20 anos.

Em Miami, o político de origem cubana Tomás Regalado foi eleito com amplo apoio dos eleitores, próximo de 78%. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Eleições americanasNegros

Mais de Mundo

Autoridades portuguesas interceptam submarino com 1,7 tonelada de cocaína

Petro alerta para 'colapso climático' se EUA não descarbonizar economia

Nancy Pelosi, 1ª mulher a presidir Câmara dos EUA, anuncia aposentadoria

'É hora de acabar com distância entre diplomatas e mundo real', diz Lula na COP30