Mundo

Detido suposto líder de hackers que roubaram 40 bi de bancos

De nacionalidade turca, o estelionatário é apresentado em um longo artigo do Der Spiegel como um dos hackers mais habilidosos do mundo


	Hacker: operação exigiu a cooperação de centenas de cúmplices que se mobilizaram desde a Alemanha até o Japão para saquear caixas eletrônicos
 (Getty Images)

Hacker: operação exigiu a cooperação de centenas de cúmplices que se mobilizaram desde a Alemanha até o Japão para saquear caixas eletrônicos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2014 às 15h47.

O suposto mentor de uma vasta rede cibercriminosa, acusada de roubar mais de 40 bilhões de dólares de vários bancos internacionais, foi preso em dezembro, em Frankfurt, informou o Ministério Público de Dusseldorf à agência de notícias alemã dpa.

De nacionalidade turca, o estelionatário é apresentado em um longo artigo do Der Spiegel como um dos hackers mais habilidosos do mundo.

A promotoria confirmou tais informações dizendo que os ataques aos bancos "foram um dos assaltos mais bem planejados e executados de todos os tempos."

O homem foi preso pela polícia alemã em Frankfurt (sudoeste) no inverno passado. Os investigadores conseguiram localizá-lo graças a informações dos serviços secretos dos Estados Unidos.

Segundo os investigadores, o homem planejou em fevereiro 2013 um dos maiores roubos da era moderna. Em uma noite, graças a cartões de crédito clonados, caixas eletrônicos em todo o mundo liberaram 40 bilhões de dólares.

A operação exigiu a cooperação de centenas de cúmplices que se mobilizaram desde a Alemanha até o Japão para saquear tantos caixas eletrônicos.

Os meliantes hackearam inicialmente o sistema informático de uma empresa indiana, e os dados recuperados de doze cartões de crédito, conta Der Spiegel.

Só na Alemanha, os distribuidores de uma dúzia de cidades liberaram 1,8 milhão de euros naquela noite.

Graças à denúncia de uma testemunha, dois cúmplices foram presos em Dusseldorf (oeste), com € 170.000 em dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrimecrimes-digitaisFinançasHackersRoubosseguranca-digital

Mais de Mundo

Reconstrução da Síria vai custar mais de 10 vezes o PIB do país

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA