Mundo

Detido em Budapeste o suposto nazista László Csatáry

Homem tem 96 anos e foi preso na capital da Hungria

Budapeste: segundo um comunicado da Promotoria, o detido já foi interrogado, e as autoridades judiciais húngaras começaram o procedimento para que seja posto sob prisão domiciliar (Hannah Gleghorn/Stock.xchng)

Budapeste: segundo um comunicado da Promotoria, o detido já foi interrogado, e as autoridades judiciais húngaras começaram o procedimento para que seja posto sob prisão domiciliar (Hannah Gleghorn/Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 06h52.

Budapeste - A Procuradoria Geral de Budapeste anunciou nesta quarta-feira em Budapeste que o suposto criminoso de guerra nazista László Csatáry, de 96 anos de idade, foi detido na capital húngara.

Segundo um comunicado da Promotoria, o detido foi interrogado, e as autoridades judiciais húngaras já começaram o procedimento para que seja posto em prisão domiciliar.

A Promotoria reconhece que em outubro do ano passado foi confirmada a identidade do acusado, que vivia com seu nome real em Budapeste havia 15 anos.

O Centro Simon Wiesenthal (CSW) de Jerusalém responsabiliza Csatáry pelo envio de mais de 15 mil judeus a campos de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial.

Em outubro de 1944, um golpe de Estado levou ao poder na Hungria o partido de orientação fascista Cruz de Flecha, que serviu incondicionalmente aos interesses do regime de Adolf Hitler.

Cerca de 450 mil judeus húngaros foram assassinados a partir de 1944 em diversos campos de extermínio.

Csatáry supostamente dirigiu em 1944 um acampamento nazista em Kosice, no leste do que hoje é a Eslováquia.

Segundo informa hoje a Promotoria da Hungria, a Justiça eslovaca confirmou às autoridades húngaras que o acusado foi condenado à morte na então Tchecoslováquia após a Segunda Guerra Mundial.

Posteriormente, Csatáry fugiu para o Canadá, lugar que abandonou em 1997, quando foi retirada sua cidadania desse país, e se instalou em seguida em Budapeste com sua identidade original.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGuerrasNazismoHungria

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa