Mundo

Despesa dos consumidores nos EUA sobe 0,4% em abril

O aumento, o menor em três meses, decepcionou analistas que previam crescimento de 0,5%

O relatório mostra ainda uma aceleração da inflação: o índice de preços em despesas de consumo pessoal registrou o maior aumento em um ano (AFP)

O relatório mostra ainda uma aceleração da inflação: o índice de preços em despesas de consumo pessoal registrou o maior aumento em um ano (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2011 às 13h27.

Washington - A despesa dos consumidores, que nos Estados Unidos equivale a mais de dois terços da atividade econômica, cresceu em abril 0,4%, o menor aumento em três meses, informou nesta sexta-feira o Departamento de Comércio.

No mês passado a despesa dos consumidores havia crescido 0,4% e a maioria dos analistas previa aumento de 0,5% para abril.

A receita pessoal subiu em abril 0,4%, o esperado pelos analistas. Os salários subiram em abril 0,4%, após aumento de 0,3% do mês anterior.

O relatório mostra que a receita disponível, isto é o dinheiro que resta aos consumidores depois do pagamento de impostos, se manteve quase inalterado pelo segundo mês consecutivo, e a taxa de economia ficou em 4,9%, igual a de março, que foi a mais baixa desde outubro de 2008.

O relatório desta sexta-feira também mostra uma aceleração da inflação: o índice de preços em despesas de consumo pessoal subiu 2,2% desde abril do ano passado, o maior aumento em um ano.

Excluídos desse índice os preços de alimentos e combustíveis, e se medida a inflação do Federal Reserve (Fed, banco central americano), os preços subiram 1% nos últimos 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEstados Unidos (EUA)InflaçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'