Mundo

"Desmatamento será o menor do menor", diz ministra

Brasília - Dados preliminares do desmatamento na Amazônia nos meses de junho e julho já permitem ao governo apostar em um novo recorde em redução do abate da floresta neste ano. "Este ano vai ser o menor do menor", disse hoje a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O anúncio da nova taxa está previsto […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - Dados preliminares do desmatamento na Amazônia nos meses de junho e julho já permitem ao governo apostar em um novo recorde em redução do abate da floresta neste ano. "Este ano vai ser o menor do menor", disse hoje a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O anúncio da nova taxa está previsto para setembro e ela deverá antecipar a meta do Plano Nacional de Mudanças Climáticas para 2017, de reduzir o desmatamento na Amazônia a 5 mil quilômetros quadrados, prevê a ministra. Isso equivale a pouco mais de três vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

No ano passado, o País registrou a menor taxa de desmatamento da Amazônia desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1988. Os satélites mediram o abate de 7.464 quilômetros quadrados de floresta agosto de 2008 e julho de 2009.

Luciano Evaristo, diretor de proteção ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), insistiu em que a fiscalização não relaxou em ano eleitoral. Desde agosto de 2009, o Ibama já embargou para a produção 139,6 mil hectares desmatados ilegalmente.

No período de apuração da nova taxa de desmatamento, 59 tratores e 195 caminhões foram apreendidos, e foram aplicadas multas no valor de R$ 859 milhões. Em dez meses, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) captou queda de 47% do desmatamento, conforme adiantou o Estado anteontem.
 

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoPreservação ambiental

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'