Mundo

Desmatamento na Amazônia cai 40% em março e abril

Se comparado a 2011, a queda no desmatamento nos meses de março e abril é ainda mais acentuada e chega a 70%


	Mato Grosso foi responsável por 48% das atividades de devastação da floresta registradas pelos satélites do Inpe, sendo o Estado que mais desmatou a área no segundo bimestre de 2013
 (Antonio Scorza/AFP)

Mato Grosso foi responsável por 48% das atividades de devastação da floresta registradas pelos satélites do Inpe, sendo o Estado que mais desmatou a área no segundo bimestre de 2013 (Antonio Scorza/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 17h32.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta segunda-feira (06) revelam que o desmatamento na Amazônia Legal caiu 40% nos meses de março e abril deste ano, em comparação com o segundo bimestre de 2012.

O Deter, sistema do Inpe que detecta o desmatamento da região em tempo real, registrou a perda de uma área de cerca de 175 km² de floresta em 2013, contra 292 km² no ano passado. Se comparado a 2011, a queda no desmatamento nos meses de março e abril é ainda mais acentuada e chega a 70%.

O Mato Grosso foi responsável por 48% das atividades de devastação da floresta registradas pelos satélites do Inpe, levando o título de Estado que mais desmatou a Amazônia Legal no segundo bimestre de 2013. Rondônia aparece na segunda posição desse ranking, seguida por Amazonas e Roraima, respectivamente.

De acordo com o Inpe, devido a cobertura de nuvens, em março foi possível visualizar apenas 44% da região amazônica e, em abril, 58%.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteAmazôniaDesmatamento

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher