Mundo

Desmatamento na Amazônia aumenta em setembro

Sgeundo o Inpe, a área de florestas desmatadas chegou a 253,8 quilômetros quadrados no mês passado

O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 quilômetros quadrados (Divulgação/Greenpeace)

O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 quilômetros quadrados (Divulgação/Greenpeace)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2011 às 11h32.

Brasília – A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados (km2) de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km2 de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, entretanto, quando foram contabilizados 164 km2 de derrubadas, houve aumento da área desmatada.

O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 km2. Em seguida está o estado de Rondônia, com 49,88 km2 e em terceiro, o Pará, com 46,94 km2. O estado onde houve o menor registro de desmatamento foi Tocantins, com 2,24 km2. No estado do Amapá não foi detectado desmate.

Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foram monitoradas por causa das nuvens.

Fazem parte da região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins, além de parte do estado do Maranhão.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoFlorestas

Mais de Mundo

Trump divulga arquivos do FBI sobre morte de Martin Luther King; família do ativista se opõe

Irã anuncia que retomará programa de enriquecimento de urânio, apesar de danos nas instalações

Funcionários da Nasa expressam rejeição à direção da agência sob o governo Trump

Juíza pede que governo Trump justifique corte bilionário de fundos para Harvard