Mundo

Desmatamento pode ser pior que indústria para aquecimento

O desmatamento da Amazônia entre agosto de 2009 e janeiro deste ano foi responsável pela emissão de 51 milhões de toneladas de CO², segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). 836 quilômetros quadrados de matas foram devastados. Essa taxa de emissões supera, e muito, as emissões da indústria paulista no […]

Desmatamento da Amazônia liberou 51 milhões de toneladas de CO² entre agosto e janeiro passados (.)

Desmatamento da Amazônia liberou 51 milhões de toneladas de CO² entre agosto e janeiro passados (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

O desmatamento da Amazônia entre agosto de 2009 e janeiro deste ano foi responsável pela emissão de 51 milhões de toneladas de CO², segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). 836 quilômetros quadrados de matas foram devastados. Essa taxa de emissões supera, e muito, as emissões da indústria paulista no ano de 2006, por exemplo, que foi de 38 milhões de toneladas de CO².

O dado também é 41% maior do que no período anterior (agosto de 2008 a janeiro de 2009), quando foram emitidas 36 milhões toneladas de CO². A emissão ocorre por meio da queimada da madeira ou da decomposição natural das árvores cortadas. De acordo com o Imazon, em alguns casos o desmatamento pode até mesmo diminuir enquanto as emissões aumentam, por que ao cortar florestas mais densas - com maior volume de madeira - as emissões de CO² são mais altas. (Envolverde)

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaAquecimento globalClimaDesmatamento

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino