Destroços do deslizamento em Hiroshima: polícia confirmou morte de 36 e 7 desaparecimentos (Toru Hanai/Reuters)
Da Redação
Publicado em 20 de agosto de 2014 às 16h48.
Tóquio - Encostas de montanhas encharcadas pelas chuvas desabaram em torrentes de lama, pedra e detritos nas proximidades de Hiroshima nesta quarta-feira, deixando ao menos 36 mortos e sete desaparecidos.
Colinas cederam ou foram varridas para cima de áreas residenciais em pelo menos cinco vales nos subúrbios da cidade japonesa após chuvas pesadas deixarem a terra instável.
A emissora NHK mostrou vídeos com trabalhadores de resgate suspensos de helicópteros da polícia por cordas enquanto retiravam vítimas dos destroços.
Outros subiam cautelosamente para dentro das janelas e procuravam por sobreviventes em casas destruídas.
A polícia do município de Hiroshima confirmou a morte de 36 pessoas e, ao menos, sete desaparecimentos.
A Agência de Controle de Fogo e Desastres informou que 15 pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade.
"Algumas pessoas foram levadas pela corrente e é difícil saber exatamente quantas ficaram desaparecidas", afirmou a autoridade do governo local Nakatoshi Okamoto. Ele acrescentou que as condições na área do desastre estão dificultado o trabalho do resgate.
A terra desabou tão rapidamente que os avisos de desocupação vieram apenas uma horas após o primeiro deslizamento, admitiram as autoridades.
"É tão lamentável", disse o prefeito de Hiroshima, segundo reportagem publicada pela agência de notícias Kyodo.
"Nós vamos descobrir o que deu errado e vamos tomar as medidas necessárias."
Autoridades já alertaram que tempestades adicionais podem desencadear novos deslizamentos e enchentes. Fonte: Associated Press.