Mundo

Deslizamento de terras no Tibete deixa 83 soterrados

O deslizamento ocorreu na noite de ontem em uma região mineradora de Maizhokunggar


	Esteira de mineradora: Uma autoridade local confirmou à AFP a ocorrência do deslizamento, mas não informou o número de vítimas
 (Anglo American/Divulgação)

Esteira de mineradora: Uma autoridade local confirmou à AFP a ocorrência do deslizamento, mas não informou o número de vítimas (Anglo American/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2013 às 14h19.

Oitenta e três trabalhadores foram soterrados nesta sexta-feira depois que um deslizamento de terra atingiu uma área de mineração no Tibete, informaram meios de comunicação estatais da China.

O deslizamento ocorreu por volta das 06h00 locais (19h00 de Brasília de quinta-feira) em Maizhokunggar, perto de Lhasa, capital regional, e soterrou os trabalhadores de uma subsidiária da "China National Gold Group Corporation", uma empresa de mineração, informou a agência Xinhua (Nova China).

Nenhuma morte foi reportada, e uma autoridade local confirmou à AFP a ocorrência do deslizamento, mas não informou o número de vítimas.

A rede de televisão estatal CCTV citou um membro da polícia chinesa no local do incidente afirmando que "a situação parece séria, a área acidentada tem três ou quatro quilômetros quadrados".

As equipes de resgate não encontraram até agora sinais dos trabalhadores, acrescentou o policial.

O deslizamento afetou uma área de cerca de três quilômetros, reportou a Xinhua, citando um departamento do governo local. A agência acrescentou que mais de 1.000 integrantes das equipes de resgate trabalham no local, localizado a 4.600 metros de altitude.

Entre os trabalhadores soterrados há dois tibetanos, segundo a agência, que não mencionou a origem dos outros funcionários. Muitos membros do grupo étnico chinês Han se mudaram para o Tibete nas últimas décadas para trabalhar em minas estatais.

As regiões montanhosas do Tibete são propensas a sofrer deslizamentos de terra, situação que pode ser agravada com a forte atividade mineradora exercida na região.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDeslizamentosMineradoras

Mais de Mundo

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA