Mundo

Desligamento de subestação provocou apagão em SP

Segundo nota, a ocorrência foi causada pela atuação da proteção de temperatura do transformador 3

Avenida Paulista, em São Paulo: uma das áreas afetadas pelo apagão (Jurema Oliveira/Wikimedia Commons)

Avenida Paulista, em São Paulo: uma das áreas afetadas pelo apagão (Jurema Oliveira/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 18h37.

São Paulo - O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou hoje nota oficial informando que a interrupção temporária de energia elétrica, que afetou parte da cidade de São Paulo na tarde de ontem, foi decorrente do desligamento de toda a transformação 345/88KV com 1200 MVA da subestação Bandeirantes de propriedade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).

Segundo nota, a ocorrência foi causada pela atuação da proteção de temperatura do transformador 3. O desligamento dos demais transformadores, 1 e 2, decorreu de sobrecarga. O restabelecimento da energia, segundo o ministério, começou 12 minutos após, com o retorno dos transformadores 1 e 2. O transformador 3 permaneceu indisponível.

Conforme a nota, a segunda interrupção ocorreu uma 1 hora e 26 minutos após a primeira ocorrência, envolvendo novamente o desligamento de toda a transformação da mesma subestação. "Essa segunda ocorrência foi causada pelo desligamento do transformador 2, por atuação da proteção de sobrecorrente secundária e, posteriormente, ocorreu o desligamento do transformador 1, por sobrecarga", diz a nota. O restabelecimento do sistema foi começou 4 minutos após a ocorrência e, segundo o Ministério, os três transformadores estão em operação.

O Ministério informou ainda que em 27 de julho 2008 foi realizado o leilão de concessão da subestação Piratininga 2, com capacidade de 1200 MVA, com prazo de implantação de 18 meses. O MME justificou, porém, que em decorrência de problemas no licenciamento ambiental houve atraso e a entrada em operação da subestação está prevista para 2012. Essa nova subestação, segundo o Ministério, foi concebida para aumentar a "capacidade e a confiabilidade" no suprimento de energia na região atendida pela subestação Bandeirantes a fim de evitar a interrupção no fornecimento de energia.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçoscidades-brasileirasMetrópoles globaisEnergiaSão Paulo capitalApagão

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA