Mundo

Desigualdade de gênero é um desafio para a democracia, diz OEA

Desigualdades sociais e de gênero, disse o diplomata, "limitam o potencial de desenvolvimento, segurança e governabilidade na região"

Dia Internacional da Mulher: "as mulheres das Américas enfrentam uma série de desafios: a cobertura midiática sexista, os estereótipos de gênero e a divisão de gênero do trabalho político" (Carlos Vera/Reuters)

Dia Internacional da Mulher: "as mulheres das Américas enfrentam uma série de desafios: a cobertura midiática sexista, os estereótipos de gênero e a divisão de gênero do trabalho político" (Carlos Vera/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de março de 2017 às 22h42.

Apesar dos avanços registrados na consolidação democrática nos últimos anos na América Latina, a desigualdade de gênero ainda é um desafio, admitiu nesta quarta-feira o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Para o diplomata, os "maiores desafios para a legitimidade e a vigência da democracia nas Américas são as desigualdades sociais e de gênero", segundo uma nota publicada com ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Essas desigualdades, acrescentou, "limitam o potencial de desenvolvimento, segurança e governabilidade na região".

Para Almagro, "as mulheres das Américas enfrentam uma série de desafios: a cobertura midiática sexista, os estereótipos de gênero e a divisão de gênero do trabalho político".

Entre os desafios, Almagro destaca, ainda, a assistência a mulheres "que pertencem a grupos vulneráveis".

Em sua nota, Almagro apontou que "é urgente acelerar a eliminação das desigualdades de gênero na política, assim como assegurar o pleno exercício dos direitos políticos das mulheres" nas democracias latino-americanas.

Na véspera, a OEA informou que liberou suas funcionárias para que aderissem, nesta quarta-feira, à paralisação e mobilização de mulheres convocada por diversas entidades em vários países.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDemocraciaDia Internacional da MulherMulheresOEA

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado