Mundo

Designer holandês cria bicicleta inteiramente de madeira

Depois de desenhar óculos e outros objetos, Jan Gunneweg fez uma bike de maneira artesanal

Ela pesa apenas quinze quilos e deve começar a ser vendida pela internet ainda neste mês (Divulgação)

Ela pesa apenas quinze quilos e deve começar a ser vendida pela internet ainda neste mês (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 21h21.

O designer industrial holandês Jan Gunneweg usa a madeira para criar objetos sustentáveis. O gosto por este material o incentivou a criar coisas diferentes como óculos e, mais recentemente, uma bicicleta inteira de madeira.

Ver um quadro de bike feito de madeira não é mais uma novidade, mas o grande diferencial da criação do holandês é o fato de ter ido além e feito até o aro da bicicleta com a matéria-prima natural. Todo o trabalho foi realizado por ele de maneira artesanal.

Para conseguir transformar a ideia em realidade, o designer enfrentou alguns desafios, como a adequação da grossura da madeira aos moldes da roda. O resultado foi uma bicicleta confortável, bonita e eficiente, que pesa apenas 15 quilos.

Tanto a madeira, quanto o bambu, que também é utilizado para fabricar bicicletas, são matérias-primas capazes de tornar o ciclismo ainda mais sustentável. Isto porque são materiais que em sua essência impactam menos o meio ambiente e também são itens de fácil manufatura, que estimulam os trabalhos artesanais.

Gunneweg ainda não divulgou o valor de sua bicicleta, mas ela deve começar a ser vendida pela internet ainda neste mês. Outras duas bikes que possuem quadro de madeira e são fabricadas pelo designer já estão a venda em seu site.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasCriatividadeDesignSustentabilidade

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo