"Poor Little Fishbowl Sink": pia usa aquário com peixe vivo para promover a economia de água.
Vanessa Barbosa
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
São Paulo - Sensibilizar o consumidor sobre o desperdício de água no dia-a-dia não é tarefa fácil. Faltam mecanismos eficientes para medir o uso excessivo desse recurso natural e seus efeitos sobre o meio ambiente. Atento à questão, o designer chinês Yan Lu criou uma pia que utiliza um aquário com peixe vivo para estimular, emocionalmente, o consumo consciente da água.
A cada abertura de torneira para atividades comuns, como escovar os dentes e lavar as mãos, o volume de água do aquário acoplado à pia diminui, o que ameaça a sobrevivência do peixe. Embora pareça, a água que sai da torneira não é a mesma do aquário, que contém alimentos e dejetos do animal marinho; elas estão separadas por um filtro.
Segundo o designer, o projeto pretende estimular o uso consciente da água através do sentimento de culpa e de responsabilidade pela vida do bichinho. Mas tudo não passa de uma projeção.
Batizado de "Poor Little Fishbowl Sink", algo como "pia-aquário do pobre peixe", o projeto possui um dispositivo que limita até certo ponto a saída de água do aquário para que o peixe não morra, no caso, por exemplo, de alguém deixar a torneira aberta por muito tempo. Assim que a torneira é fechada, a água do aquário volta ao volume normal.
Aflitiva, porém educativa, a pia-conceito não agradou a todos. A organização pela proteção dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) divulgou um comunicado que dizia que o órgão aprecia a ideia de estimular o uso racional da água, mas que "causar o sofrimento de um indivíduo que é parte do ecossistema soa como a mesma arrogância que nos levou a ter o problema de falta de água".
Leia mais sobre produtos verdes
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter