Mundo

Desemprego na zona do euro se mantém em 10% em maio

Bruxelas - O desemprego na zona do euro permaneceu estável em 10% da população ativa em maio frente a abril. Em abril, o escritório estatístico comunitário Eurostat previa um índice de 10,1%, que agora revisou para baixo em um décimo. No conjunto da União Europeia (UE), por outro lado, a taxa de desemprego se manteve […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2010 às 13h24.

Bruxelas - O desemprego na zona do euro permaneceu estável em 10% da população ativa em maio frente a abril.

Em abril, o escritório estatístico comunitário Eurostat previa um índice de 10,1%, que agora revisou para baixo em um décimo.

No conjunto da União Europeia (UE), por outro lado, a taxa de desemprego se manteve estável em maio em 9,6% em comparação com abril, informou hoje o Eurostat.

Um ano antes, o desemprego afetava 9,4% da população ativa nos países que utilizam a moeda única e 8,9% em toda a UE.

A porta-voz comunitária de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, Cristina Arigho, afirmou que os números de maio "confirmam a recente tendência de estabilização nos mercados de trabalho da UE".

Nesse sentido, destacou que a taxa de desemprego nos 27 países-membros do bloco europeu não mudou pelo quarto mês consecutivo, "mas segue quase 3 pontos percentuais acima" dos 6,7% registrados no primeiro trimestre de 2008.

O país que registrou a taxa mais elevada de desemprego de toda a UE em maio foi a Letônia, com 20%, enquanto as mais baixas foram as de Áustria (4%) e Holanda (4,3%).

Com relação a algumas das maiores economias da UE, ao longo de um ano, o desemprego caiu na Alemanha de 7,6% em maio de 2009 para 7% no mesmo mês este ano e subiu na França de 9,4% para 9,9%.

Segundo dados do Eurostat, a UE acumulou em maio 23,127 milhões de desempregados, dos quais 15,789 milhões vivem nos países que utilizam a moeda única.

Em comparação com abril, o número de desempregados caiu em 37 mil na UE e subiu em 35 mil na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaDesempregoIndicadores econômicosUnião Europeia

Mais de Mundo

França manda prender mulher por roubo de ouro do Museu de História Natural de Paris

Rússia diz que ainda não há data para encontro entre Putin e Trump

Acordo de US$ 20 bilhões entre Argentina e EUA não freia corrida por dólares antes das eleições

Sarkozy é o primeiro ex-presidente da França preso desde a 2ª Guerra Mundial