Mundo

Desemprego na zona euro permanece em 10%

Bruxelas - O desemprego na zona do euro permaneceu estável em junho, ao afetar 10% da população, mesma percentagem de maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Eurostat, o escritório europeu de estatística. No conjunto da União Europeia (UE), o desemprego também seguiu sem mudanças em relação ao mês anterior, ficando em 9,6%, segundo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2010 às 10h26.

Bruxelas - O desemprego na zona do euro permaneceu estável em junho, ao afetar 10% da população, mesma percentagem de maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Eurostat, o escritório europeu de estatística.

No conjunto da União Europeia (UE), o desemprego também seguiu sem mudanças em relação ao mês anterior, ficando em 9,6%, segundo as estatísticas do Eurostat, que corrigem as variações estacionais.

Em junho de 2009, o desemprego afetava 9,5% da população ativa nos países do euro, e 9% no total do bloco.

O Eurostat estima que em toda a UE havia 23,06 milhões de pessoas desempregadas em junho, das quais 15,77 milhões pertenciam à zona do euro, após um aumento de cerca de 32 mil pessoas em todo o bloco e um descenso de seis mil nos países da moeda única.

Nos últimos 12 meses, o número de desempregados aumentou em 1,46 milhões de pessoas em toda a União, e em 780 mil na zona euro.

As maiores taxas de desemprego são as de Espanha (20%), Letônia (20%) e Estônia (19%), embora os dados destes dois últimos países correspondam ao primeiro trimestre de 2010.

No outro extremo, ficaram Áustria (3,9%), Holanda (4,4%) e Luxemburgo (5,3%).

Na Alemanha, a economia mais importante da UE, o desemprego passou de 7,7% até 7% ao longo do último ano, enquanto na França aumentou de 9,5% a 10% e na Itália cresceu de 7,8% até 8,5%. Para o Reino Unido não há dados disponíveis.

Leia mais sobre União Européia

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDesempregoEuroEuropaMoedasUnião Europeia

Mais de Mundo

Irã rejeita proposta dos EUA para negociações diretas sobre programa nuclear

Israel mata quase 50 palestinos nas últimas 24h em Gaza

Reino Unido denuncia que Israel deteve e impediu a entrada de parlamentares britânicas

Ataque russo com mísseis deixa um morto e três feridos em Kiev