Mundo

Desemprego nos EUA poderá subir até 2011

Recuperação lenta da economia americana pode fazer taxa de desemprego subir mais de 0,5%, aponta estudo do Fed

A taxa de desemprego nos EUA foi de 9,6% em agosto (AFP/Getty Images/Justin Sullivan)

A taxa de desemprego nos EUA foi de 9,6% em agosto (AFP/Getty Images/Justin Sullivan)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2010 às 10h35.

Washington - A taxa de desemprego nos Estados Unidos poderá subir até o fim do primeiro semestre de 2011 devido à lentidão da recuperação econômica, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira por dois pesquisadores do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

A recuperação econômica iniciada em julho de 2010 "avança a ritmo moderado" e o crescimento do PIB no primeiro semestre de 2011 deverá continuar "abaixo ou no nível do potencial de crescimento" da economia, escrevem os autores da pesquisa, David Lang e Kevin Lansing.

"Se estas previsões forem corretas, como consequência da relação observada historicamente entre crescimento do PIB real e o mercado de trabalho, a taxa de desemprego poderá subir 0,5 ponto ou mais" daqui a junho de 2011, completa o artigo, publicado na "Economic Letter", uma publicação da representação regional do Fed em San Francisco.

O desemprego, que estava oficialmente em 9,6% no fim de agosto, poderá alcançar assim 10,11%, teto registrado em outubro de 2009, e ao qual não voltava desde junho de 1983.

O crescimento da economia americana desacelerou-se no segundo trimestre, alcançando 1,6% interanual, inferior ao potencial de crescimento dos Estados Unidos, estimado pelo Fed entre 2,5% e 2,8%.

Em teoria, o desemprego não cai até que o crescimento seja superior ao potencial do país (definitido como o ritmo de crescimento que permite a criação de emprego em número suficiente para absorver o aumento da população ativa, produto do aumento natural da população).

O Fed reiterou na quarta-feira que o ritmo da recuperação poderá "ser lento no curto prazo".

A situação da economia e do emprego nos Estados Unidos é um dos principais temas da campanha eleitoral para a eleição legislativa de metade de mandato, que será realizada em 2 de novembro.

Leia mais sobre desemprego

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDesempregoEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'