Mundo

Desemprego na Alemanha cai e chega a 7,7%

Berlim - O número de desempregados na Alemanha registrou em maio um retrocesso de 0,4 pontos frente ao mês anterior, alcançando 7,7% da população ativa, informou nesta terça-feira a Agência Federal de Emprego. A instituição pública com sede em Nuremberg, sul do país, destacou que há um ano o índice de desemprego na Alemanha era de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2010 às 06h28.

Berlim - O número de desempregados na Alemanha registrou em maio um retrocesso de 0,4 pontos frente ao mês anterior, alcançando 7,7% da população ativa, informou nesta terça-feira a Agência Federal de Emprego.

A instituição pública com sede em Nuremberg, sul do país, destacou que há um ano o índice de desemprego na Alemanha era de 8,2%. Além disso, ressaltou que em maio houve 165 mil desempregados a menos que em abril e 217 mil a menos que há um ano. O número atual é de 3,242 milhões de pessoas.

Os especialistas de Nuremberg destacaram que os efeitos da crise financeira e econômica continuam sendo moderados sobre o mercado de trabalho. Acrescentaram que a chamada "Kurzarbeit", a redução da semana laboral, outros acordos entre patronal e empregados e a diminuição da oferta de mão-de-obra contribuíram para descarregar o mercado de trabalho.

A incipiente recuperação econômica está dando lugar também a uma redução do número de trabalhadores sob regime de "Kurzarbeit", cujo número diminuiu consideravelmente no primeiro trimestre deste ano.

A Agência destaca que em março havia 693 mil empregados submetidos ao regime, enquanto um mês antes eram 100 mil a mais, contra um total de 855 mil no início do ano.

Leia mais sobre desempegro ou Alemanha

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoDesempregoDesenvolvimento econômicoEuropaMão de obraPaíses ricos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'