Mundo

Deputado socialista grego é atacado em rua de Atenas

Pouco depois de votar a favor do plano de austeridade, Alexandros Athanassiadis, do Partido Socialista, foi alvo de garrafadas

Confrontos na Grécia: segundo a polícia, o deputado não foi ferido (Louisa Gouliamaki/AFP)

Confrontos na Grécia: segundo a polícia, o deputado não foi ferido (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2011 às 16h25.

Atenas - O deputado Alexandros Athanassiadis, do Partido Socialista grego, foi atacado em uma rua do centro de Atenas pouco depois de votar a favor do plano de austeridade do governo grego, informou uma fonte da polícia.

Segundo a rádio Skai, o deputado, que inicialmente havia ameaçado votar contra o plano, foi alvo de garrafas de água lançadas por um grupo de manifestantes em uma rua do bairro elegante e de negócios de Kolonaki, próximo ao Parlamento, e se refugiou atrás de um cordão da polícia, informou a mesma fonte. Segundo a polícia, o deputado não foi ferido.

A rádio grega Skai indicou anteriormente que ele havia sido levemente atingido na cabeça.

Athanassiadis surpreendeu o Parlamento ao votar a favor do plano de austeridade, depois de ameaçar votar contra durante dias, em oposição à privatização da Companhia de Eletricidade da Grécia (DEI), alimentando a preocupação sobre uma possível revolta parlamentar.

Outro deputado socialista foi o responsável por levantar a bandeira da revolta, mas seu voto contra foi compensado por um favorável de uma deputada da oposição de direita.

A crise da dívida grega e a austeridade imposta ao país desencadearam há meses a ira da opinião pública contra a classe política, a quem culpam pelo colapso financeiro, resultado, segundo eles, de negligência, oportunismo e corrupção.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalViolência urbana

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada