Mundo

Deputado socialista grego é atacado em rua de Atenas

Pouco depois de votar a favor do plano de austeridade, Alexandros Athanassiadis, do Partido Socialista, foi alvo de garrafadas

Confrontos na Grécia: segundo a polícia, o deputado não foi ferido (Louisa Gouliamaki/AFP)

Confrontos na Grécia: segundo a polícia, o deputado não foi ferido (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2011 às 16h25.

Atenas - O deputado Alexandros Athanassiadis, do Partido Socialista grego, foi atacado em uma rua do centro de Atenas pouco depois de votar a favor do plano de austeridade do governo grego, informou uma fonte da polícia.

Segundo a rádio Skai, o deputado, que inicialmente havia ameaçado votar contra o plano, foi alvo de garrafas de água lançadas por um grupo de manifestantes em uma rua do bairro elegante e de negócios de Kolonaki, próximo ao Parlamento, e se refugiou atrás de um cordão da polícia, informou a mesma fonte. Segundo a polícia, o deputado não foi ferido.

A rádio grega Skai indicou anteriormente que ele havia sido levemente atingido na cabeça.

Athanassiadis surpreendeu o Parlamento ao votar a favor do plano de austeridade, depois de ameaçar votar contra durante dias, em oposição à privatização da Companhia de Eletricidade da Grécia (DEI), alimentando a preocupação sobre uma possível revolta parlamentar.

Outro deputado socialista foi o responsável por levantar a bandeira da revolta, mas seu voto contra foi compensado por um favorável de uma deputada da oposição de direita.

A crise da dívida grega e a austeridade imposta ao país desencadearam há meses a ira da opinião pública contra a classe política, a quem culpam pelo colapso financeiro, resultado, segundo eles, de negligência, oportunismo e corrupção.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalViolência urbana

Mais de Mundo

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de um cessar-fogo, diz embaixador israelense nos EUA