Mundo

Deputado se preocupa com falta de papel higiênico em Brexit sem acordo

Boris Johnson prometeu que o país deixará a União Europeia brutalmente até o final do mês

Brexit: deputado afirma "que o governo britânico não pode nem garantir que teremos os suprimentos necessários de papel higiênico" sem acordo (Hannah McKay/Reuters)

Brexit: deputado afirma "que o governo britânico não pode nem garantir que teremos os suprimentos necessários de papel higiênico" sem acordo (Hannah McKay/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de outubro de 2019 às 14h50.

Última atualização em 8 de outubro de 2019 às 14h55.

A data da saída britânica da União Europeia está próxima e, embora o governo Boris Johnson diga que o país pode superar um Brexit sem acordo, um deputado pediu, nesta terça-feira, garantias para o fornecimento de papel higiênico.

A menos que Londres chegue a um acordo com a UE nos próximos dias, Johnson prometeu que o país deixará o bloco brutalmente até o final do mês. Segundo informes do governo, isso causaria escassez de alimentos frescos e remédios.

Mas o deputado nacionalista galês Jonathan Edwards está preocupado com outro produto importado: nesta terça, perguntou aos ministros quanto tempo as reservas de papel higiênico durariam no caso de Brexit sem acordo.

O governo "priorizará o fluxo de mercadorias" para "minimizar atritos adicionais", disse Simon Hart, membro do gabinete de Johnson.

"Este é o nível da farsa que alcançamos: o governo britânico não pode nem garantir que teremos os suprimentos necessários de papel higiênico em um Brexit brutal", reclamou Edwards em declarações à agência de notícias Press Association.

O executivo "está disposto a jogar a economia no vaso sanitário, mas agora não teremos o papel para nos limpar", acrescentou.

"Por mais que essa revelação se preste ao humor escatológico, mostra os graves danos que o Brexit causaria sem acordo, mesmo para os nossos suprimentos mais básicos", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia