Mundo

Deputado retira da CCJC projeto da 'mordaça'

Projeto tinha o objetivo de proibir a divulgação de investigações de crimes cometidos por candidatos no período eleitoral

Em entrevista, o deputado salientou que não tinha intenção de "amordaçar nada", mas assumiu que, do jeito que o projeto estava, dava "impressão" de mordaça (Arquivo/AGÊNCIA BRASIL/EXAME.com)

Em entrevista, o deputado salientou que não tinha intenção de "amordaçar nada", mas assumiu que, do jeito que o projeto estava, dava "impressão" de mordaça (Arquivo/AGÊNCIA BRASIL/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 22h33.

Belo Horizonte - O deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) decidiu hoje retirar da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) o Projeto de Lei (PL) 2.301/11, que tinha o objetivo de proibir a divulgação de investigações de crimes cometidos por candidatos no período eleitoral. O projeto queria impedir a divulgação ou publicação de "sindicância, procedimento investigatório, inquérito ou processo, ou qualquer ocorrência de natureza penal" relativa a crimes culposos cometidos por candidatos durante os quatro meses de campanha.

Em nota, o parlamentar informou que "problemas técnicos de redação e de conteúdo" "suscitaram dúvidas quanto ao entendimento" do texto. "O objetivo do autor com a proposição era evitar exploração política contra candidatos no período eleitoral por infração culposa (não havendo intenção de crime, mas imperícia, imprudência ou negligencia)", afirma a nota.

Em entrevista, o deputado salientou que não tinha intenção de "amordaçar nada", mas assumiu que, do jeito que o projeto estava, dava "impressão" de mordaça. O parlamentar também informou que tinha intenção de fazer alterações no texto, que foi devolvido sem manifestação pelo relator na CCJD, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA), mas, com a iniciativa de ontem, Andrada encerrou definitivamente a tramitação do projeto.

Acompanhe tudo sobre:CongressoCrimeEleições

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA