Mundo

Dengue faz outra província argentina a declarar emergência

A província de Corrientes, no nordeste da Argentina, declarou emergência epidemiológica


	Mosquito transmissor da dengue
 (Joao Paulo Burini/Getty Images)

Mosquito transmissor da dengue (Joao Paulo Burini/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2016 às 20h33.

Buenos Aires - A província de Corrientes, no nordeste da Argentina, declarou nesta segunda-feira emergência epidemiológica pelo vírus do dengue após confirmar 31 casos, informaram fontes oficiais.

A decisão do governo de Corrientes se soma à que já tinham tomado as províncias de Misiones e Formosa, também no nordeste argentino, que declararam emergência sanitária na semana passada, com mais de 900 afetados entre as duas e uma circulação permanente do vírus.

O ministro da Saúde de Corrientes, Ricardo Cardozo, disse à agência oficial "Télam" que "todos os dias" recebem casos suspeitos de ter o vírus e "amostras de pacientes para analisar".

Além disso, ressaltou que "99% dos contágios são importados" por pessoas que viajam para países vizinhos nos quais o surto está presente, como Brasil e Paraguai.

Por último, explicou que a medida "implica em fortalecer ações para abordar a problemática e a possibilidade de dispor de recursos extraordinários para combater a doença e aumentar ações de bloqueio".

O governo provincial está realizando tarefas de conscientização, limpeza e fumigação com apoio das forças federais e da prefeitura da cidade de Corrientes, a capital, onde há 17 casos confirmados.

Além dessas três províncias foram registrados casos isolados em outros locais da Argentina como nas províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Santa Fé. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDengueDoençasEpidemias

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto