Mundo

Democratas prometem investigar novas acusações contra Trump

As acusões alegam que Trump teria pedido para que seu advogado pessoal mentisse perante o Congresso para esconder seus negócios com a Rússia

O presidente americano Donald Trump (Jim Young/Reuters)

O presidente americano Donald Trump (Jim Young/Reuters)

A

AFP

Publicado em 18 de janeiro de 2019 às 14h40.

A oposição democrata dos Estados Unidos prometeu nesta sexta-feira investigar uma nova acusação contra Donald Trump, segundo a qual o presidente ordenou que seu advogado pessoal mentisse perante o Congresso para esconder seus negócios com a Rússia.

O site do BuzzFeed publicou que, de acordo com fontes anônimas das forças de segurança federais, Trump disse a Michael Cohen para mentir em uma audiência do Congresso em 2017 sobre as negociações para construir uma Torre Trump em Moscou durante o campanha presidencial de 2016.

"A acusação de que o presidente dos Estados Unidos poderia ter estimulado perjúrio ante nossa comissão para limitar a investigação e esconder seus negócios com a Rússia é um dos mais sérios até agora", tuitou o parlamentar Adam Schiff, que preside o comitê de Inteligência na Câmara dos Representantes.

De acordo com o BuzzFeed, Trump apoiou o plano de Cohen de visitar a Rússia durante a campanha para realizar uma reunião com o presidente Vladimir Putin e iniciar as negociações sobre a construção do prédio em Moscou.

A viagem nunca se concretizou e durante a campanha Trump negou novamente qualquer negociação com a Rússia.

Cohen, que era o braço direito do presidente na Organização Trump, se declarou culpado no ano passado por violar as leis de financiamento de campanha, providenciando pagamento a duas mulheres que afirmavam ter laços amorosos com Trump para mantê-las em silêncio.

O advogado de 52 anos, de Nova York, foi condenado a três anos de prisão por múltiplos crimes, incluindo evasão fiscal e contribuições ilegais de campanha.

Sua transferência para a prisão foi adiada enquanto ajudava nas investigações sobre o possível conluio da equipe de campanha de Trump com a Rússia.

Em 7 de fevereiro, ele deverá testemunhar ante o Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados sobre seu trabalho com Trump.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Partido Democrata (EUA)Rússia

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente