Mundo

Demanda por energia cresce 2,8% em outubro, informa EPE

O consumo nacional de energia elétrica em outubro foi 37,7 mil gigawatts-hora (GWh)


	Torre de transmissão de energia elétrica: o índice esperado é acima de 2%, pois o consumo industrial é o principal indicador do comportamento da economia
 (Getty Images)

Torre de transmissão de energia elétrica: o índice esperado é acima de 2%, pois o consumo industrial é o principal indicador do comportamento da economia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 16h47.

Rio de Janeiro - O aumento do consumo de energia elétrica das classes comercial e residencial, devido à ocorrência de temperaturas altas ao longo do mês, levou a demanda por energia crescer 2,8% em outubro deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo nacional de energia elétrica em outubro foi 37,7 mil gigawatts-hora (GWh).

“A classe comercial continua crescendo a taxas elevadas, atingindo aumento de 7,1% no mês, estimulado pela ocorrência de temperaturas mais altas. O clima mais quente também impulsionou o consumo das residências, que aumentou 4,4% no mês de outubro, mantendo a taxa anualizada no mesmo patamar de crescimento (4,1%)”.

Com base nos resultados de outubro, a EPE mantém a previsão de que a demanda por energia elétrica no país feche 2012 com expansão acumulada de 3,3%, o que deverá totalizar, segundo as projeções da EPE, em um consumo total de 447,5 mil GWh.

Em contrapartida, o consumo industrial continua em níveis muito abaixo do desejado e voltou a fechar negativo, depois da queda de 1,3% no índice dessazonalizado em setembro frente a igual mês de 2011. O índice esperado é acima de 2%, pois o consumo industrial é o principal indicador do comportamento da economia. É a quinta queda consecutiva do consumo industrial este ano, impactada pelo cenário econômico internacional.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosConsumoEnergiaClima

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia